#ResenhaRDH : Adoração Diante do Trono e Verdadeira Adoração, de Ana Paula Valadão Bessa

14:04

Voltei com uma das melhores tags. Adoro resenhar livros! Veja aqui quais são os pontos avaliados nas #ResenhasRDH.

Dessa vez trouxe uma resenha dupla, porque Verdadeira Adoração, de 2013, é quase que uma atualização do Adoração Diante do Trono, de 2002, com novas experiências da autora, estudos atualizados e os princípios de uma vida Diante do Trono para a Igreja no Brasil.

São dois livros que amei ler, e já os li mais de uma vez também. Geralmente os livros que gosto eu releio em outra fase da vida e aprendo coisas que na primeira leitura deixei passar.


Adoração Diante do Trono e Verdadeira Adoração

 Foto dos meus!


I) A Capa: eu gosto das capas. Ambos tem fotos da Ana Paula, sendo o primeiro com uma foto de rosto com cabelo e maquiagem bem característicos da época, como ela apareceu em muitos clipes infantis inclusive como neste aqui. A capa do segundo eu soube que é uma foto antiga de 2005, de um clipe da música Nos Braços do Pai, que nunca foi muito divulgado, mas quem não sabe disso ou nunca viu essas fotos nem a reconhece - eu mesma não reconheci -, pois tem um efeito meio desfocado, enfim. Ambos são capas que talvez não atraiam um público que não seja evangélico, mas tiveram recorde de vendas à época e ainda hoje, na livraria Seara e também nos Congressos e eventos do Ministério Diante do Trono.

II) Sobre o autor: no caso, a autora. Ana Paula Valadão Bessa tem 40 anos, é cantora, pastora, adoradora, nascida em lar cristão, é de Belo Horizonte (MG). Líder e fundadora do Ministério de Louvor Diante do Trono (1998) e do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono - CTMDT, atualmente também é pastora de adoração na Gateway Church em Dallas, Texas, onde mora com seu marido, o também Pr. Gustavo Bessa e seus dois filhos.

III) Sinopse: 
a) Adoração Diante do Trono: 'Adoração Diante do Trono revela experiências pessoais que resultaram em lindas canções de adoração a Deus. Por trás de cada louvor existe uma história de vida, um princípio, uma experiência pessoal, que é traduzida em forma de poesia e música. Neste livro, com uma mensagem suave e rica, Ana Paula Valadão Bessa compartilha o que tem aprendido com o Senhor e faz um convite ao leitor para que viva a sua vida diante do trono de Deus.'

b) Verdadeira Adoração: 'Adorar a Deus é muito mais do que cantar. É uma maneira de viver que vai além da religiosidade e nos leva a um relacionamento transformador com o próprio Deus.
Em meio a grandes conquistas e ao crescimento das igrejas evangélicas no Brasil é preciso rever o que seja a verdadeira adoração.'

IV) Minhas impressões: o primeiro livro ganhei em um Amigo Oculto em 2011, e o segundo ganhei da própria Ana durante uma entrevista coletiva nos bastidores do XIV Congresso em 2013, e é autografado. 

O primeiro sempre quis e sempre tive curiosidade de ler, já que acompanho este ministério desde 1999, mas nunca tinha encontrado na minha cidade. Saber um pouco mais sobre a vida e o que inspirou o começo de uma carreira ou ministério de alguém é muito interessante, e não é à toa que diversos artistas escrevem livros a respeito. Esse Adoração Diante do Trono não é diferente: traz muitas fotos de arquivo pessoal, letras de músicas, fala sobre a infância, adolescência e mudança aos EUA, onde ela estudou no CFNI, sobre a volta ao Brasil, início do ministério com o DT, o poder da adoração, a função de seu ministério e o poder de impacto em âmbito nacional, dentre outros temas em 318 páginas. É inspirador. Seria essa a palavra que eu usaria para definir este livro. 

O segundo, Verdadeira Adoração, teve seu lançamento durante o Congresso de Louvor e Adoração que acontece em BH todos os anos durante o feriado de Páscoa e, em dias de redes sociais, acompanhamos várias postagens da própria Ana em seu Instagram escrevendo o livro, nos deixando meio ansiosos sobre o tema, etc. Quando soubemos que se tratava de uma revisão do primeiro, ficamos um pouco decepcionados achando que seria mais do mesmo, mas quem enfrentou a barreira da decepção e começou a ler se surpreendeu com as novidades que o livro trazia sobre o próprio novo tempo do ministério, após a saída de quase todos os integrantes do começo e a entrada de novos, novo estilo musical, novos alvos e, além disso, o livro fala muito sobre exemplos de verdadeiros adoradores da Bíblia e os exemplos que o próprio Jesus nos deu. Também muito inspirador, mas esse é mais prático

V) Público alvo e aplicação prática: o público alvo de ambos é o público cristão, mas o primeiro certamente agradaria fãs da cantora, independente de religião, por trazer mais sobre a história de vida pessoal. Já o segundo, como falei no tópico anterior, é mais prático, e de nada adianta ler e refletir sobre todos os XIII temas e guardar para si. Foi um livro que li na rede, em solitude, mas talvez fosse um livro muito bom para grupos de estudo e células de oração.

E vocês, já leram esses livros? Espero tê-los inspirado a ler também!

Um beijo,
Duda.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!