#ResenhaRDH: Corra com os Cavalos (Run with the Horses), de Eugene Peterson

10:25

'A vida é difícil, Jeremias. Você irá desistir diante da 1° onda de oposição? 
Irá bater em retirada quando descobrir que há muito mais por que se viver do que três refeições diárias e um lugar seco para descansar, à noite? 
Procurará refugiar-se em casa quando descobrir que multidões de pessoas estão mais interessadas em manter seus pés aquecidos do que viver sob risco para a glória de Deus? 
Você irá manter uma vida cautelosa ou corajosa? Eu o chamei para viver o seu melhor, para perseguir a justiça, manter a direção rumo à excelência. 
É muito mais fácil, como se sabe, ser neurótico e, mais simples, viver como um parasita. 
É menos complexo relaxar e deixar-se levar pelos braços da maioria. 
Mais fácil, porém não melhor, não mais significante, não mais recompensador. 
Eu o chamei para uma vida de propósito, muito além do que você pensa ser capaz de viver e prometi forças suficientes para você cumprir o seu destino.'
(Eugene Peterson)

'Se você se cansa  andando com os que andam a pé, como será
quando você correr com os cavalos?'
(Jeremias 12:5)




De volta com a atual melhor tag do blog! São tantos os livros que já li e tantos que quero ler para resenhar por aqui, nas #ResenhaRDH ! Veja aqui quais são os pontos avaliados e aqui todas as resenhas já feitas nessa tag.

Dessa vez a indicação é meio difícil, porque não se acha mais esse livro à venda. Eu mesma não tenho mais a edição que li. Ainda é possível com muita sorte encontrar nesses sites em que as pessoas revendem livros usados, mas o que se acha são resenhas de quem leu edições antigas ou trechos em PDF's, como esse aqui.

De qualquer forma fica a dica e um apelo por uma nova edição desse livro que, para mim, está entre os 5 melhores que já li na vida.


Corra com os Cavalos (Run with the Horses)


I) A Capa: a capa é o que se espera de um livro com esse título: cavalos correndo. Vocês já viram cavalos correndo ao vivo? É insano. É muito rápido. Dá até medo de ver, imagine de correr junto. Só de olhar se percebe a força, o empenho, a determinação, e tudo isso eu enxergo nessa capa.

II) Sobre o autor: Eugene H. Peterson tem 83 anos, é pastor, estudioso, autor e poeta. Gente, eu amo esse autor. Se eu for contar quantos livros já li dele, já perdi a conta. Tenho um de devocionais diários que é maravilhoso. Também é ele o autor da conhecida Bíblia A Mensagem, que não é uma tradução literal, mas uma paráfrase, uma versão bem fiel eu diria aos versículos que já conhecemos nas traduções ARA, NVI, NTLH... Sério, eu amo esse autor.


III) Sinopse: Todos nós desejamos viver a vida em sua plenitude. Ansiamos mesclar liberdade e espontaneidade com propósito e significado. Por que então vivemos uma vida tão medíocre, trivial e rotineira? Ou tão frenética e repleta de atividades, mas, ainda assim, destituída de satisfação?

Em uma série de reflexões profundas sobre a vida de Jeremias, o profeta, Eugene Peterson explora o âmago do significado de ser íntegro e genuinamente humano. Este livro é repleto de humor e auto-revelação, visão interior e sabedoria, indicando um caminho em nossa busca pela excelência de vida. 

IV) Minhas impressões: um dos posts mais lidos deste blog em quase 5 anos de existência é esse aqui, de novembro de 2012, apenas alguns trechos desse livro. Creio que já encorajou MUITAS pessoas, assim como a mim mesma.

Quem conhece o livro de Jeremias sabe que foi preciso que Deus o encorajasse para que ele se achasse apto a cumprir as determinações e o chamado de Deus, porque até então Jeremias pensou em mil desculpas: disse que era muito jovem, que não sabia falar (Jr 1:6), até que Deus, por meio de analogias e metáforas, o fez entender que poderia e deveria contar com Ele, Sua presença e Seu poder para cumprir os Seus propósitos (Jr 1:17-19).

Quantas vezes é preciso que Deus nos diga e nos prove que está conosco? Ele não precisa, mas Ele o faz. Quantas vezes nos achamos aptos a fazer alguma coisa? Claro que nem todas as pessoas precisam de encorajamento o tempo todo, mas em algumas estações da vida nos sentimos ainda mais fracos ou incapazes. Esse livro tem como subtítulo Para Quem Busca Uma Vida de Excelência. Jamais seremos excelentes desconhecendo ou fazendo mal uso do nosso potencial. Ainda, jamais seremos excelentes em Deus desconhecendo o Seu poder em nós e através de nós. 

É mesmo um livro encorajador e nos abre o olhar para que, independente dos nossos sentimentos, Deus é imutável e seu poder e força são inabaláveis. Também é um livro prático, como a maioria dos livros deste autor, parece um aconselhamento pastoral, com muitos exemplos pessoais e testemunhos. Não é auto-ajuda nem teológico demais. A linguagem é simples e compreensível. 

V) Público alvo e aplicação prática: é um livro para todas as idades, para homens ou mulheres, de conhecimento bíblico avançado ou não. Claro que crianças, apesar da linguagem simples, talvez não consigam lendo sozinhas entender a dimensão do que é correr com os cavalos, dos enfrentamentos e lutas diárias, nem do reconhecimento do nosso potencial em Deus. 

É um livro encorajador e iminentemente prático. Eu li na rede, mas estou aqui contando para vocês e encorajando-os a ler também. Um livro perfeito para ser debatido em grupos de estudo, células de oração ou mesmo refletido em solitude.


Outros livros do autor:
  • Uma Longa Obediência Numa Mesma Direção - PDF
  • Um Pastor Segundo o Coração de Deus - PDF
  • Bíblia A Mensagem - PDF

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!