O que li na Bíblia: Gênesis (Parte I)

15:14


Oi, pessoal!

O post ‘O que li na Bíblia’ dessa semana é sobre Gênesis.

É o primeiro livro da Bíblia e talvez o mais lido, já que muitos começam os planos de leitura e param antes do segundo livro, e também porque é muito estudado por cientistas e pessoas que não creem em nada que consta ali. Por incrível que pareça.

O capítulo 1 relata que Deus já existia antes de tudo ser criado e como Deus, autor da criação, criou o mundo.


No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água’ [Gênesis 1:1,2].

Em seis dias Ele, ao som de Sua voz, criou a luz, o firmamento azul, separou as águas da terra seca, frutas e alimentos, animais domésticos e muitas outras espécies e ‘viu que tudo aquilo era bom’. Criou os seres humanos com poder sobre os peixes, sobres as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão [Gn 1:26].
Foi do pó da terra que Deus criou o primeiro homem e o chamou de Adão, que quer dizer ‘terra’. Criou a primeira mulher e chamou-lhe de Eva, que quer dizer ‘doadora de vida’, porque ela seria mãe de toda a humanidade.

Após isso, santificou o sétimo dia e descansou após o término de toda sua obra e viu que ficou muito bom.


O capítulo 3 relata a entrada do pecado no mundo quando, por desobediência a Deus e por acreditar no diabo disfarçado de serpente, Adão e Eva comeram do fruto da única árvore que Deus havia proibido: a do conhecimento do bem e do mal [Gn 2:16,17; 3:1-6]. A terra foi amaldiçoada por causa do pecado, mas Deus prometeu que enviaria um Salvador para livrar a humanidade da morte. Adão e Eva, mesmo tristes e arrependidos, foram expulsos do Éden e tiveram que trabalhar duro para prover o sustento a partir daquele dia [Gn 3:14-20].


A entrada do pecado no mundo trouxe consequências desastrosas e muitas coisas ruins aconteceram: uma delas foi a inveja que Caim sentiu pelo seu irmão, Abel [Gn 4:3-7]. Os descendentes de Adão e Eva se esqueceram dos ensinamentos de Deus e multiplicavam a violência e a corrupção dia após dia. O comportamento das pessoas desagradava o coração de Deus e, por isso, o dilúvio veio. Mas em meio a tanta perversidade havia um homem justo e bom; um homem que temia a Deus e que andava com Ele: Noé.


Foram as atitudes de Noé que o livrou e livrou a sua família da morte. Deus os preservou do dilúvio e deu a ele a missão de construir uma grande embarcação para abrigar sua família e casais de espécies de animais, para que se conservassem. [Gn 7:1-4]. A arca também tinha depósito de comida para todos, pois seriam 40 dias e 40 noites reclusos ali dentro. E assim Noé fez, mesmo em meio à zombarias e afrontas de quem não acreditava na ordem do Senhor para Noé. Tudo se cumpriu e com isso aprendemos que obedecer a Deus é sempre a melhor escolha.

Depois do dilúvio, Deus enviou um vento e secou a terra. E Deus prometeu que nunca mais os seres vivos seriam destruídos pelo dilúvio [Gn 9:8-17].


                                       

Fonte:
Ilustrações da Bíblia Crianças Diante do Trono
Bíblia A Mensagem, Eugene Peterson
Bíblia de Estudo, Joyce Meyer
Graça, Max Lucado.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!