Livros: uma paixão

19:49

Amo ler. AMO. Se tem algo que pra mim vai além de um simples hobby é a leitura. E desde criança sempre fui muito influenciada pela minha mãe à ler, ela é professora e meu passatempo preferido era riscar e desenhar nos livros dela. Isso me trouxe um diferencial pra a vida: além de ler, amar escrever histórias e ‘escrever bem’ –  se é que isso se aprende, ou é um dom como muitos dizem. Até hoje ela guarda esses rascunhos, prova de que eu rascunho desde sempre! :)

Meus rascunhos de devocionais


Já li muito mais que os 153 livros que o meu Skoob contabiliza (segue lá!), mas não lembro de muitos que li quando bem mais jovem. Ok, tenho 26 anos, um curso superior e duas pós-graduações, o que me consumiu um tempo de leitura de livros técnicos e apostilas de Direito MUITO grande, mas ainda assim gostava muito de ler literatura estrangeira e cristã. E é o presente que mais gosto de ganhar.

A dica aqui são de livros cristãos. Obviamente a Bíblia é a principal leitura, todo cristão deveria lê-la ao menos uma vez por dia. Apesar que uma pesquisa recente trouxe dados inacreditáveis: apenas 20% dos cristãos leem a Bíblia todos os dias. Tudo bem que praticar é melhor do que ficar lendo, mas como praticar sem conhecer a teoria?! 

Estou no meio de um plano de leitura em 90 dias e estou lendo, como mais algumas amigas, a versão ‘A Mensagem’, do Eugene Peterson. Estou amando! Não é uma versão original, nem uma tradução ‘ao pé da letra’; o autor usa as palavras dele para nos trazer os mesmos textos que conhecemos e, pela linguagem ser bastante atual, dá pra ler confortavelmente sem cansar.
Guia do plano de leitura

Falando em Eugene Peterson, a minha primeira indicação vai ser ‘Corra Com os Cavalos’. Um dos melhores livros que já li, nesse livro o Eugene se baseou na passagem de Jeremias 12:5, que diz: ‘Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos?’. Eu tinha esse livro, perdi e não acho mais pra comprar! Mas indico. Copiei alguns trechos nesse post.
Graça, Max Lucado

Dos autores cristãos que eu mais leio, Max Lucado ganha disparado. É uma leitura fácil, permeada de experiências pessoais e exemplos do dia a dia com as quais a maioria de nós se identifica. O mais recente, ‘Graça’, li em duas horas e é claro, super indico. Joyce Meyer também me marcou muito e, até hoje, sou muito edificada com seus livros, em especial ‘Campo de Batalha da Mente’.
Stormie Omartian foi marcante pela série ‘O Poder da Mulher que Ora’ e outros títulos com essa temática: O Poder de Orar Juntos, O Poder da Esposa que Ora, dentre outros. Li ‘El Poder de Los Padres que Oran’ em espanhol, e foi muito bom.
Na Jornada com Cristo, Max Lucado

Benny Hinn com ‘Bom Dia, Espírito Santo’ me ensinou a começar o dia convidando aquele que habita em nós e é o primordial em cada momento do nosso dia. ‘Bem Vindo, Espírito Santo’ também me marcou demais. Dizem que música e perfume marcam e nos faz relembrar algumas fases da vida, mas livros também me remetem ao momento que eu li, aonde eu morava, o que fazia na vida, aonde comprei o livro...não sei se acontece o mesmo com vocês!

Watchman Nee com ‘Autoridade Espiritual’ me ensinou a entender as autoridades estabelecidas por Deus e a reconhecer que cada um de nós também é chamado a tomar uma posição de autoridade, como cristão e como cooperador do Reino. Li ano passado e fui muito edificada.

Em 2011 também li ‘Adoração Diante do Trono’, da Ana Paula Valadão. Queria muito ter lido antes, mas não encontrava para comprar e li quando ganhei de um amigo. Mais que uma biografia, nos traz uma visão de como ministérios nascem da nossa dor e como o Senhor é quem nos guia, nos orienta, nos capacita e abre as portas que precisamos para cumprir os Seus propósitos. ‘Fé e Paixão’, da Aline Barros, também traz uma biografia na mesma linha; mais que cantora, ela reconhece seu papel como adoradora e voz de influência para as nações que precisam ouvir as maravilhas de Deus.
Alguns dos livros citados no post. Esqueci de falar de alguns...

Para líderes de louvor indico dois em especial: ‘Mergulhando na Adoração’, do Renato Marinoni e ‘Adoração Extravagante’, da Darlene Zschech. Trazem dicas muito práticas que você termina de ler e dá vontade de colocar em prática no ensaio seguinte, sabe? Eu aprendi muito mesmo, muito mais do que em alguns seminários e congressos de louvor que já participei.
Quem já leu até aqui diz Amém! Eu sei que o post ficou grande, mas nem queria dividir em dois.
John Piper foi um autor que comecei a ler esse ano e gostei muito. É uma leitura difícil, mais ‘encorpada’, com termos que, quem não está habituado a ler livros teológicos, facilmente abandona. Li ‘Deus é o Evangelho’ e passei uns três dias pensando no conteúdo do livro. ‘Não Jogue Sua Vida Fora’ e ‘Provai e Vede’ também são maravilhosos, porém, como falei antes, cheio de termos difíceis (ao menos pra mim).

Deus é o Evangelho, John Piper

‘Da Janela ao Monte’ li rapidinho, é um livro curto, mas a Helena Tannure conseguiu transmitir tudo o que Deus faz quando voltamos a Ele o nosso coração, assumindo que vivíamos no erro e reconhecendo que precisamos mudar.

A Pra. Iara Diniz escreve livros voltados para casais e relacionamentos, mas li ‘A Plenitude da Mulher Cristã’ e amei. De muito fácil leitura, também foi um livro que ganhei e gostei bastante.
Comprei ‘Sinais da Graça’ do Philip Yancey, que é um livro com 366 mensagens, uma pra cada dia do ano, e tem me abençoado muito. Indico! Outro que indico é ‘O Peregrino’, um dos livros cristãos mais lidos no mundo. 'Praticando a Presença de Deus' foi uma indicação da Ana Paula Valadão no Congresso deste ano e me edificou demais. Aprendi muito e, é claro, indico.

 Praticando a Presença de Deus

Ainda tenho uma listinha de desejados: ‘Como Adorar ao Rei’, do Zach Neese, e ‘A Experiência da Mesa’, da Devi Titus.
Mais do que quantidade de livros, eu escolho aqueles mais voltados ao meu ministério:  sobre louvor, adoração, palavra e ministração são os que mais me abençoam, além dos que falam sobre relacionamentos.

Um beijo,
Duda.


You Might Also Like

3 comentários

  1. Recomendação? John Stott, se tornou um dos meus teologos favoritos... fale a pena ler!

    ResponderExcluir
  2. John Stott é ótimo, mas ainda prefiro Max Lucado! Obg pelas dicas Duda, vou procurar esses livros, principalmente aqueles voltados para louvor e adoração, como também sou músico, preciso mesmo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduarda. Passei por aqui e descobri este post, do qual gostei muito. Também aprecio a maneira leve e sincera com a qual escreves. No meu blog (graçaesaber.com) há boas dicas de leituras edificantes. Um abraço e que Deus a abençoe!.

    ResponderExcluir

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!