Feminice do Dia: Maravilha Virtuosa?

07:00

Oi meninas,

Vi essa arte na loja Profetirando, é a arte de um poster em quadro que quero muito ter e é vendido por lá. Aceito presentes!


Mas o que me chamou atenção mesmo foram as seguintes questões: será que todas nós somos mulheres maravilhas por ser quem somos e por desejar cumprir o que Deus quer de nós, ou só é considerada mulher maravilha quem consegue alcançar plenitude da Palavra? Será que todas nós só podemos ser maravilhosas SE cumprirmos e vivermos segundo o modelo da Palavra de Deus? 

Com relação à segunda pergunta, eu creio que sim. Não seremos maravilhosas para Deus sem tomar como padrão o modelo bíblico! Como a própria Palavra afirma, o povo se perde por falta de conhecimento (Osérias 4:6), por isso creio que só vamos ser essa mulher virtuosa se tomarmos como modelo a mulher maravilha de Provérbios 31, a partir do verso 10. Ou seja, se adquirirmos o conhecimento de como ser, agir e viver conforme a Bíblia nos ensina.

É um modelo fácil? Não. É um modelo possível? Sim.

Mas será que a gente sabe o que é um modelo?


mo·de·lo |ê|
substantivo masculino

1. Imagem, desenho ou .objeto que serve para ser imitado (desenhando ou esculpindo).

2. Molde, exemplar.

3. [Figurado]  Coisa ou pessoa que é ou merece ser imitada. = EXEMPLO


OLHA! O modelo de mulher virtuosa descrito em Provérbios 31:10ss é algo que merece ser imitado!

Quer dizer que vou ter que fazer tecido de linho fino e cobertas de tapeçaria para ser uma mulher virtuosa? Não necessariamente. 

Os exemplos servem para expor o que, à época, uma mulher que se preocupava e se dedicava à Deus e à sua família fazia. Hoje somos chamadas a servir de outras formas. Hoje, se você faz um ovo e serve aos seus filhos já é um grande avanço, pois vivemos dias em que as mães não tem tempo e no máximo compram Toddynho, para que  filho só tenha o trabalho de furar com o canudinho e se alimentar.  

Quer dizer que eu, além de trabalhar 8h por dia, ainda vou ter que trabalhar horrores em casa até tarde e madrugar para dar conta de tudo?? Vai. 

Se é depois que os meninos comem, brincam e dormem que você consegue estudar, é nesse horário que você vai estudar. Se é às 5h da manhã que você consegue correr e praticar atividades físicas, coloque o despertador para 4:50. Perceba que a mulher virtuosa não reclama, nem come o pão da preguiça. Ela trabalha de boa vontade com suas mãos e, mesmo para distribuir ordem às servas, ela acorda quando ainda está escuro. Perceba também que ela se cuida! Faz muitas coisas para si, se veste bem com vestidos de seda (roupas caras!), cinge os lombos de força e fortalece os seus braços - espiritual e também fisicamente. Ela se cuida de forma integral!

Quer dizer que a visão de mulher virtuosa que fica em casa sem fazer nada é uma visão mentirosa e deturpada? Que a mulher virtuosa trabalha muito dentro e fora de casa também? Exatamente!

A mulher virtuosa faz panos de linho fino e vende, ela mesma entrega os cintos aos mercadores; vê que é boa sua mercadoria; examina uma propriedade e adquire-a, planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Além disso, dá conta da casa toda como vimos nos versículos já citados, e nem a neve ela teme, pois também é precavida a ponto de ter certeza que os seus amados estão aquecidos. O escarlate das vestes de sua família, por alguns estudiosos, é tido como o sangue de Jesus que os cobriu e n'Ele estão todos seguros. 

Quer dizer que vale a pena se dedicar à família? Mesmo não tendo reconhecimento? Vale. E se engana a mulher que acha que sua dedicação ao lar não é reconhecida...

Adão estava no Éden, no Paraíso, tinha com Deus encontros e conversavam muito, especialmente na viração do dia... Imagina que lindo deveria ser?! Que perfeição! Mas de todas as criações de Deus, essa foi a única que Ele olhou e viu que não era bom. Disse Deus que o homem estava só! O próprio Deus reconheceu que o que completava o homem não era Ele... era a mulher.

Se tem um versículo que é emocionante é esse de Provérbios, quando lemos os filhos e o marido elogiando a mulher: seus filhos se levantam e a elogiam, seu marido também a elogia, dizendo: muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera. 

Ah, mas na minha casa ninguém me elogia! Será que você tem elogiado seu marido ou seus filhos quando fazem algo digno de elogios, ou só resmunga e marca-os com cobranças nos momentos de erros e falhas? Crie a cultura do elogio no seu lar! Não há nenhum versículo em que a mulher virtuosa reclama ou resmunga...

É muito fácil você servir aos de fora. É muito fácil presentear quem não mora com você, fazer favores aos amigos do trabalho, ao pessoal da Igreja, até aos familiares que moram em outras casas, primos, etc. É muito fácil pôr a mesa com todas as peças caras que você tem e só usa na ceia de Natal, porque os parentes de fora e amigos vão olhar e comentar, mas no dia a dia nem quer sujar prato com preguiça de lavar. É muito fácil ser uma bênção pros outros. É muito fácil se doar aos outros. É mais fácil de receber elogios fazendo para os de fora. Faça! Mas priorize presentear sua família: seu marido e seus filhos. Priorize investir tempo de qualidade neles. Crie memórias afetivas. Crie a cultura do elogio. Não coma o pão da preguiça. Entregue-se física e espiritualmente ao lar que Deus te deu.

O capítulo termina dizendo: a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida! Sabemos que a recompensa da mulher virtuosa que segue esse modelo não são apenas elogios nem reconhecimentos de homens. São os elogios e reconhecimento da parte de Deus, n'Aquele grande e maravilhoso dia. 

Um beijo,
Duda.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!