Feminice do dia: refeições na mesa

20:40

'É no lar que nosso coração se forma.'


Oi, meninas!

O post de hoje vai tocar em dois pontos super femininos: colocar a mesa e arrumar tempo para fazer refeições junto com a família. O primeiro aspecto, mais prático, é o tipo de coisa que se aprende vendo as mães, avós, sogras e tias fazendo. E o verbo é servir. O segundo ponto diz respeito as nossas atividades multitarefa, rotina fora de casa e adaptação de horários para reunir todos no mesmo horário, ainda que seja em apenas uma refeição por dia, e o verbo é compartilhar.

Apaixonada por esse ambiente!

Quem ainda não leu o livro A Experiência da Mesa, da Devi Titus, eu indico muito. A frase do início do texto é desse livro. Ainda não li todo, confesso, mas sei que ali encontramos dicas práticas desde qual a importância da mesa para as relações interpessoais, o seu significado bíblico e dicas para aproveitarmos ao máximo o tempo que tivermos com as pessoas que se assentam conosco, sejam membros da família ou mesmo visitantes.

Colocar a mesa: eu adoro! Infelizmente ainda não tenho a minha mesa dos sonhos, nem louças chiquérrimas, mas devemos usar o que temos e dar nosso melhor! A dica de ouro é não guardar as melhores louças e utensílios para ocasiões especiais: todas as refeições são especiais! Sua família é especial e deve ser honrada nas pequenas coisas e detalhes. Um paninho de prato bonitinho, um jarro na mesa, uma sobremesa especial. 

Exemplo de mesa fofa! Amei!

Sobre arrumar tempo para ao menos uma refeição com todos juntos... Temos ao menos 21 refeições principais durante a semana e parece muito olhando assim, mas eu sei o quanto é difícil, especialmente para famílias grandes ou de pessoas que trabalham/ estudam e tem horários bem diversos. Mas esforce-se! Também sei que, além de ser um esforço estar em casa todos no mesmo horário, mais difícil ainda é estarem reunidos a mesa! Cada um quer ir para um lado, um vai pro quarto, outros levam os pratos para a sala, mas crie com todos o hábito de estarem juntos! Aqui na minha casa o jantar é a refeição que eu gosto de fazer compartilhando, ouvindo sobre o dia, olhando no olho, ouvindo as expectativas e sonhos para o dia seguinte e para o futuro, enfim. Cresci tendo o almoço e o jantar feitos em família, mas depois de 'adulta' essa rotina praticamente se acabou. Tenho me esforçado para sair da tv e sentar à mesa! Ao menos uma vez ao dia, nem que seja para um café da tarde.

Se a família é gigante, daquelas que tem primos, primos dos primos, tios, irmãos, sobrinhos, filhos dos sobrinhos etc, você pode reunir todos num almoço de domingo, que tal? Ou todo sábado, para um  lanche da tarde na casa de alguém, ou em casas alternadas! Organize de forma com que a maioria possa estar presente.

Decoração para um chá ou comemoração em ambiente externo. Lindo!

Além disso, deve-se fazer da mesa um lugar prazeroso! Se tem crianças, vale colocar uma música baixinha para que eles ouçam enquanto comem e conversam; se gostar, use velas decorativas e perfumadas, isso ajuda a criar neles memórias olfativas. 

Refeições a mesa também costumam ser mais saudáveis e nutritivas e, diferente dos lanches, não costumam ser feitas em porções individuais. O compartilhar durante a refeição também nos ensina outros verbos muito importantes: servir e dividir.

Uma última coisa, mas talvez a mais importante: agradeça a Deus! Pela oportunidade de boas memórias, pela família, pelo alimento, pela provisão e pelo amor.

Esse post acabou sendo uma reflexão e um incentivo também para mim. Se eu incentivei alguém a fazer o mesmo, mandem uma foto com a hashtag #feminicedodia que encontro vocês, ou falem aqui nos comentários.

Um beijo,
Duda.


You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!