Orantes

17:32

Olá!

Poucos sabem do que se trata quando falamos em leitura orante. Também não é coisa de católicos, antes que digam. É uma prática cristã que existe desde os tempos antigos, quando nem existia Igreja protestante, e tem como objetivo contemplação dos textos bíblicos, expansão do conhecimento da Palavra e adoração a Deus. Por contemplação entende-se o que já foi definido em I João 1:1  'O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.'

Nada mais é que a maioria dos devocionais que já fazemos. Muitas pregações são baseadas nos 'passos' da leitura orante, como as da Ana Paula Valadão. Pra quem nunca assistiu, vou deixar no final do post o vídeo* do último Culto de Mulheres DT deste ano.

A leitura orante conta com uns passos necessários para que esta não se torne uma leitura qualquer ou somente uma oração: tem leitura, meditação, oração e contemplação.

- Leitura: o objetivo é ler com calma o texto da Bíblia, o que pode ser um versículo somente ou o capítulo inteiro, para que se entenda melhor o contexto, fazendo uma pesquisa histórica sobre o contexto histórico: aqui ler livros cristãos que tratam do tema ajuda muito a expandir o conhecimento. Colocar-se na situação do texto: para ouvir o que diz a narrativa, participando da cena, o que aumenta o nosso entendimento. Atualizar a Palavra aos nossos dias também se faz necessário e, muitas vezes, é assim que sentimos Deus 'falar' conosco, quando trazemos os ensinamentos para a realidade dos nossos dias.

- Meditação: falar com Deus. É no momento em que refletimos sobre o que lemos e aplicamos na nossa vida e na nossa própria história que falamos com Deus e que Ele fala conosco. 

- Oração: melhor começar com a oração também, e orar agradecendo a Deus por ter falado conosco, pelo poder de Sua Palavra viva... Ore sempre e continuamente, agradecendo, clamando, pedindo, falando com Deus.

- Contemplação: fase de adoração. Não dá pra contemplar forçadamente, né?! É algo muito espontâneo que brota de uma atitude orante. Como deu pra perceber, essas 'fases' da leitura orante (devocional ou como queiram chamar) são misturadas entre si. Não tem uma ordem, não é como receita de bolo. O Espírito Santo conduz cada reunião de oração, culto, célula, encontros e sempre saímos do roteiro! Mas esses quatro 'passos' sempre estão presentes em cada momento em que nos dedicamos a 'ouvir' a Palavra. Diferente das células e dos cultos, a leitura orante não necessariamente precisa do louvor. Caso tenha louvor, entra na fase de contemplação.

Que vocês se sintam encorajados a fazer os planos de leitura bíblica, as leituras e devocionais. Farei vídeos com estudo de alguns textos e postarei na página do Grupo Twitteiros a partir de janeiro. Não esperem até os cultos de domingo para falar com Deus. Que neste novo ano cada um se dedique ao que é desejo do coração do Senhor: 'Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.' [Mateus 6:6]

Um beijo,
Duda.

* Pregação da Ana Paula Valadão, do último Culto de Mulheres DT na IBL/MG.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!