Samuel I e II

15:41

 'O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração'. [I Sm 16:7]

O primeiro livro de Samuel nos conta a história deste sacerdote de Israel, e de Saul, o primeiro rei de Israel. Ele nos apresenta Davi e nos dá um histórico extenso acerca deste homem que mais tarde sucederia Saul como governante do povo de Deus. Entre outras coisas e em meio a algumas histórias e aventuras dramáticas, este livro revela a importância do coração.
No início de I Samuel, vemos uma mulher estéril com um coração desesperado, mas puro, que ora ardentemente a Deus. Deus responde com um milagre e lhe dá Samuel por filho. Samuel, por sua vez, serviu a Deus com um coração fiel como profeta e sacerdote em Israel. Ele ungiu Saul rei, e embora Deus tivesse claramente escolhido Saul para governar, vemos que seu coração era mau, ciumento, medroso e irado. Contra o pano de fundo da maldade de Saul, vemos Deus levantar o futuro rei, Davi, que é chamado de 'homem segundo o coração de Deus' [I Sm13:14], então sabemos que seu coração era puro e digno de honra perante o Senhor.

Já em Samuel II, uma das maiores lições de vida que aprendemos é que estar no lugar certo na hora certa traz as bênçãos de Deus, e estar fora da posição pode impedir que Suas bênçãos fluam em nossas vidas. Em Samuel II aprendemos esta lição, principalmente através das pessoas que não estavam no lugar certo na hora certa.
Exemplos de pessoas que estavam fora do lugar incluem Uzá, Mefibosete e até o rei Davi. Uzá saiu da posição quando, contra as instruções de Deus, tocou a arca quando esta ficou instável. O resultado foi a sua morte (ver Samuel II 6:6-7). O filho de Jônatas, Mefibosete, também estava no lugar errado, vivendo no deserto de Lo-Debar e se sentindo como um 'cão morto' [Samuel II 9:8], quando a aliança de sua família com Davi lhe dava o direito de viver no palácio e comer à mesa do rei (ver Samuel II 9:1-13). Também vemos o rei Davi tragicamente fora da posição quando cometeu pecado com Bate-Seba. Samuel II 11:1 nos conta que ele pecou com ela 'na primavera, época em que os reis saíam para a guerra'. Se Davi estivesse na guerra, onde deveria estar, ele poderia ter evitado cair em adultério e as tragédias que resultaram disso.

Fonte: Bíblia de Estudo Joyce Meyer.

Como falei no post anterior, vim compartilhar sobre os dois livros de Samuel, que li em poucas horas.
Mais que ler, saber que a Palavra de Deus se renova e se adapta a nossa situação, circunstância e fala conosco é encorajador. Os dois livros falaram muito comigo e indico a todos!

Um beijo,
Duda.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!