Tentação

15:55

Ei gente,

ontem, na Skype Célula, eu contei um pouco sobre algumas situações com pessoas próximas, com conhecidos também, que me deixaram um pouco apreensiva com como as pessoas tem se colocado diante dos fatos. Explico: facilidades que o mundo oferece, oportunidades de sair do caminho, atalhos que a gente pode pegar na vida e que, num primeiro momento, a gente acha que foi até Deus agindo, acha que foi 'de Deus', mas quando a gente ora e passa a ver com olhos espirituais, a gente enxerga mesmo, porque Deus abre os olhos dos cegos [Sl 146:8], a gente passa a ver que não foi de Deus. Então eu sempre oro, é um pedido que eu sempre faço nas minhas orações: que é pra que Deus me faça ver o real motivo de um telefonema, de uma amizade que aparece, de uma oportunidade que surge, de um lugar que eu nunca fui e surge oportunidade de ir, até de uma fofoca que chega até mim. Eu peço mesmo para que Ele abra os meus olhos. E a gente sabe que Deus usa as pessoas, as coisas pra falar com a gente, então precisamos estar alertas.
E uma das situações que ocorreram essa semana foram situações de tentação. As pessoas se viram tentadas, não sei, não posso sentir por elas né, só Deus pra sondar esses corações, mas minha reflexão foi sobre o fato que elas contaram para mim.

Todos nós somos tentados. Combater tentações descreve uma batalha que é tanto espiritual quanto emocional. Ou física também. Sabemos que ser tentado não é pecado. Todos somos tentados em níveis diferentes, em situações diferentes e de formas diferentes. Até Jesus foi tentado. Só que nos é garantido por Deus que todas elas são suportáveis! ‘Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, de sorte que poderás suportar.’ [1Co 10.13]

A tentação acontece quando temos a “oportunidade” de fazer o que sabemos que é errado, seja contra Deus, contra nós mesmos ou de forma a atingir aos outros. Ser tentado, como eu falei, não é errado: o problema está com a decisão que tomamos de fazer o que é mal, o que é errado, e a ação correspondente. Errar, no caso.

O problema é que podemos confundir a tentação com Deus apenas testando os nossos corações. A tentação e os testes de Deus são muito diferentes. Só que na maioria das vezes estamos vivenciando os dois! O teste de Deus apresenta a oportunidade né de fazer o que agradaria a Deus. Quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque, Abraão tava sendo testado! Deus testou o seu coração para obedecer a Deus e a capacidade de Abraão em confiar n'Ele. A Palavra de Deus afirma claramente que Ele testa o nosso coração para provar a fé. Diz lá em Provérbios 17:3 diz: 'O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor'.

Os testes de Deus podem até ocorrer mais de uma vez na nossa vida, de forma semelhante, afinal só ele nos conhece por inteiro e sabe quando a gente deve ser testado né? Quando a gente precisa tirar uma lição de algo, em alguma área na nossa vida. Mas a tentação é quase sempre um processo cíclico, sempre se repete, porque o inimigo nem é criativo. Ontem na Célula eu falei do meu exemplo, que eu até já tinha comentado com a Carol: quer ver brotar chocolate na minha frente? Eu faça jejum de chocolate. Surge do nada, até gente que não me conhece vem me conhecer com uma caixa de chocolate na mão. Por que isso acontece? Tiago 1:12-16 aborda o processo de se viver essa tentação:

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz’.

O texto é bem auto-explicativo e é bem isso que acontece com a gente. Voltando ao exemplo do chocolate: sou gulosa, adoro chocolate, se eu faço um jejum de chocolate eu vou ser tentada aonde? No chocolate. Deus não vai me testar pra ver se eu consigo ou desisto de cumprir o jejum, Ele mais do que ninguém quer que a gente no caminho que Ele mesmo preparou. O fato de eu querer quebrar o jejum é tentação pela minha própria 'cobiça, mal desejo, quando esta atrai e seduz’, como o diz o texto supra.

Então é necessário que, por meio da fé, nós tomemos posse da autoridade concedida por Deus e a usemos diariamente. Antes de iniciar nossas atividades, o nosso dia, ou quando ‘algo de diferente’ aparecer, a gente para, coloca diante de Deus aquela situação, aquele fato pra que Ele nos oriente, pra que Ele nos capacite a entender, nos dê discernimento. Porque Ele nos vê o tempo todo. Ele conhece o futuro e ainda nos sonda em todo tempo, conhece aquilo que nem falamos e ainda nem pensamos, também aquilo que ainda nem aconteceu, então Ele não é surpreendido, nós é que somos.

Eu usei o exemplo do chocolate porque é algo que eu gosto muito e é algo que acontece mesmo, mas aí você (que leu esse texto até aqui, muito obrigada !) substitui o 'chocolate' pela delícia da sua vida, ou por aquilo que tem feito você sair do caminho de Deus, tentações e pecados da carne, avareza, luxúria, às vezes algo relacionado a dinheiro, mentira, condutas que você já sabe que não agradam a Deus.

'Busque o Senhor enquanto é possível achá-lo, clame enquanto Ele está perto'. [Is 55:6]

Um beijo e bom final de semana,
Duda.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!