Jejum

09:51

'Quando jejuardes, não vos mostreis com aspecto sombrio como os hipócritas; 
pois desfiguram o rosto com a intenção de mostrar às pessoas que estão jejuando. 
Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava o rosto. 
Pois, assim, não parecerá aos outros que jejuas; e, sim, ao teu Pai em secreto; 
e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.'
(Mateus 6:16-18)

'Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. 
Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.
O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ".
(Lucas 4:1-4)

'Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, 
e quem crê em mim jamais terá sede.' 
(João 6:35)

Oi gente!

Eu sei: a Palavra nos ensina a não divulgar quando estivermos fazendo jejum, e não é esse o propósito do texto. Comecei um hoje, de 40 dias, com propósitos particulares e não pretendo divulgar, nem vou aparecer desfigurada no snapchat, mas gostaria de falar sobre o tema, acho que nunca foi falado por aqui. 

A expressão "quando jejuares" nos traz a ideia de que Jesus se dirigia a algo que faríamos com regularidade e, eu não sei você, mas não é o meu caso. Tem pelo menos dois anos que fiz um jejum longo, e mesmo assim deixando de lado algumas delícias que nem fizeram tanta falta assim. Jejum de 24h sim, já fiz mais recentemente, mas não foi algo que partiu de mim, foi por convocação da Igreja no Brasil, por propósitos de orar pela nação, orar pelos governantes, dentre outros.


Outro ponto interessante é a motivação que nos leva a jejuar: não é dieta! É algo que, junto com a oração, volta os nossos olhos para Deus e para as coisas do alto. Rapidamente percebemos quão fúteis são as coisas terrenas que valorizamos tanto e que até nos dão prazer imediato, mas não nos preenche de fato.

Mais um ponto é: jejuar o que? Olha, tem jejuns integrais, mas não aconselho ficar 40 dias sem comer nada - é óbvio. Tem pessoas que cortam alguns alimentos, tem pessoas que cortam algumas refeições, e tem algumas que escolhem grupos de alimentos para comer - a exemplo o conhecido jejum de Daniel, em que se come apenas frutas e verduras. Creio que é também orando que você terá a direção sobre como fará o seu jejum, como vai ser importante para você. O que não se deve esquecer é da oração, pois o propósito maior deve ser a consagração do espírito, "esquecendo" um pouco das coisas carnais.

Certamente até o dia 2 de novembro ainda escreverei sobre o tema, sobre as revelações que terei com a leitura da Palavra por esses dias, e sobre as vitórias que alcançarei nesse tempo.

Se você estiver em algum propósito, comenta aqui ou no snapchat!

Um beijo,
Duda.

You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!