Cartas Aleatórias: Metamorfose

De lagarta a borboleta
Existe um processo
Em que, mais que a beleza revelada,
A forma, transformada,
A essência é renovada
Regenera-se

Cresce

Ela não anda mais do mesmo jeito,
Não come mais as mesmas coisas,
Não vive mais no mesmo lugar
Possui nova natureza
Se enxerga em novas formas,
Ganha novas cores, 
Alça voos altos e lindos,
Inimagináveis
Para quem, até outro dia, se arrastava no pó.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; 
as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(2 Coríntios 5:17)



- Cartas Aleatórias é uma tag do blog, com crônicas e textos aleatórios meus sobre mim, sobre você ou sobre qualquer pessoa, fictícia ou não.



Rascunhos...

...literalmente!

Acreditam que tem 4 posts salvos como rascunho? É minha gente, esse blog tem o nome certíssimo! hahaha...

Comecei a escrever vários, um tema polêmico para feminice, uma resenha, uma playlist do Spotify, um de tema variado. Essa semana ainda libero!




Um beijo,
Duda.




Nostalgia

Oi gente!

Tive uma grata surpresa quando essas músicas tocaram no meu player durante meus exercícios diários...

Teve uma época em que eu ouvia muito Marcela Gandara! E essa, em parceria com o Jesús Adrian Romero, é muito especial.


Também amo essa do Romero, quem não conhece precisa ouvir! Lembra uma fase boa da minha vida, devo ter comentado sobre Escribiré mil canciones aqui no blog em algum post passado. É linda!


Um beijo,
Duda.

Comprinhas literárias

Oi gente!

Para mim, comprar livros é a melhor coisa! E livros físicos, porque não aderi (ainda) aos livros digitais.

Se eu disser que são TODOS da Editora Mundo Cristão, vocês acreditam? Que coincidência! #melhoreditora

As ultimas aquisições foram:

I) O Evangelho Maltrapilho, de Brennan Manning

Esse eu li há muitos anos porque alguém me emprestou, mas quis ler novamente e ter para mim! Talvez um dos primeiros livros cristãos que li na vida!


II) Surpreendida Pela Glória, de Sharon Jaynes

Mesma autora de A Mulher Do Sonhos de Seu Marido (já tem resenha aqui!), o tema parece muito bom! Adoro livros voltados para mulheres, e esse tem como subtítulo 'uma resposta generosa de Deus ao nosso anseio por algo mais'. 


III) Guerreiras de Oração Guia de Estudo, de Stormie Omartian

Eu já tinha o livro Guerreiras de Oração, que é MUITO bom, e queria comprar os outros dois! Um é esse Guia de Estudo, que traz vários versículos de referência para ler ao final de cada capítulo do livro, e o outro é...


IV) Guerreiras de Oração Livro de Orações, de Stormie Omartian

... esse! Comprei pela internet, mas sei que tem 60 temais de intercessão e espaço para escrevermos nossas próprias anotações de oração! No site da Editora Mundo Cristão tem um trecho para quem quiser saber como é. Acesse aqui.


V) Jesus e as Mulheres, de Sharon Jaynes

Sim, mais um de Sharon Jaynes porque eu amo a autora e sei que tem coisa boa por aí! Esse eu vi no Instagram da Helena Tannure (@htannure) e da Editora Mundo Cristão (@mundocristao).
Também tem um trecho em pdf disponibilizado pela EMC. Acesse aqui.



VI) Que Tipo de Esposa Eu Sou, de Linda Dillow

Esse a Ana Paula Valadão no último Congresso Homens e Mulheres Diante do Trono disse que nós TÍNHAMOS que ler. Depois de uma indicação dessa, como não ler?! Assim que achei na Livraria Nobel da minha cidade comprei e quando abri devorei as 62 primeiras páginas voando! Mas é um livro para ler com calma, é muito forte e profundo! E é daqueles que temos que parar, pegar um caderninho e fazer alguns exercícios práticos, então não dá para ir rápido demais. Postei no Instagram do blog e terá resenha em breve! 


VII) Reflexos da Alma, de Ana Paula Valadão Bessa, Devi Titus e Helena Tannure

Vocês acreditam que eu ainda não tinha esse livro? Na verdade ainda não tenho, pois comprei online e ainda não chegou. Mas me parece um resumo do tema do terceiro Congresso de Mulheres Diante do Trono, tema este inclusive o mesmo do Congresso Regional DT Nordeste, que rolou em Natal/RN, eu participei e amei as ministrações por lá. Certeza que vou amar o livro também.


Poderia ser um publieditorial, mas não é! Comprei todos! Amo investir em materiais de qualidade e indicar para vocês.

Bem, quase todos livros voltados para mulheres, mas é que há uns 2 anos estou numa fase da vida de bastante aprendizado e crescimento como mulher de Deus e livros são ferramentas que me moldam e me edificam DEMAIS! Fica a dica para quem quiser me dar um presente: livros cristãos! Ainda tenho vários na lista de desejados, em breve faço post!

E vocês, o que tem lido?

Um beijo,
Duda.

PS.: nem preciso dizer que todos esses terão resenha ainda esse ano por aqui, né? :)

Feminice do Dia: Instabloggers Cristãs!

Oi meninas!

Sei que na segunda e na quarta não tivemos posts como combinado, mas compensarei vocês com um post legal e gigante! Vocês amam redes sociais que eu seeeeei!

Comecei com o Instagram no final de 2010 e, há época, não era tão popular pois apenas usuários de iOS podiam usar essa rede social. Depois ela se popularizou de tal forma que alguns profissionais, lojas, centros de estética, foodbikes e trucks, Igrejas e todos os setores já possuem sua @ por lá! Inclusive blogueiros!

Depois que eu criei o Instagram do blog (@rascunhosdehoje segue lá!) eu tenho conhecido mais e mais meninas que são cristãs e usam as redes sociais para blogar! Eu não sabia que eram TANTAS!

Não são todas que possuem um blog simultaneamente ao Instagram, nem canais de YouTube, mas algumas mantém as três coisas ativas e tem feito disso quase profissão, assim como as outras bloggers de moda, maquiagem, comportamento, etc. Podemos inclusive conversar com algumas delas na tag #PapoCristão, o que acham? :)

Algumas já acompanho há mais tempo pelo meu Instagram pessoal (@eduardarafaela), então vou compartilhar aqui as que mais gosto:

I) Fabiola Melo (@fabiolamelooficial)

Fabiola Melo no Instagram

Ela se intitula YouTuber Cristã, possui mais de 700 mil inscritos no YouTube e mais de 337 mil seguidores no Insta e é palestrante, participando assim de eventos jovens em sua maioria pregando e levando a Palavra. Ela é nordestina, de Fortaleza/CE!

No Insta ela posta looks do dia com roupas de lojas cristãs, escreve por lá sobre comportamento, dia a dia, devocionais e avisa quando grava vídeos sobre esses e muitos outros temas, sobre namoro cristão e inclusive fazendo paródias bem divertidas. Confesso que acompanho mais pelo YouTube, mas já ativei o alerta para os posts no Insta também! Indico muito!

E tem Snap: Fabimelooficial
Rolou entrevista com ela no site Lagoinha.com e se quiser ler, clica aqui.

II) Larissa Valzacchi (@laarivalzacchi)

Agora uma instablogger de moda, com mais de 37 mil seguidores! Se intitula beauty & fashion blogger e seus posts, em sua maioria, são de look do dia! Até rimou!

E sobre roupas, deixa eu abrir um parênteses aqui: foi-se o tempo em que falar sobre roupas, maquiagem e beleza era tabu em nosso meio cristão. Hoje, são diversas marcas que produzem peças voltadas para esse público, com tecidos nobres, informação de moda, coleções inteiras para diversas ocasiões e bolsos! Eu sempre procuro honrar essas empresas e vestir essas peças que são muito confortáveis, modestas, lindas e atuais!

E convenhamos, a Lari é linda! Dá vontade de comprar todas as peças!


E ela também tem Snap: laarivalzacchi

III) Helena Tannure (@blogdonamae)

Pra. Helena Tannure (reprodução)

Quis citar o instablog Dona Mãe porque a Helena Tannure possui seu perfil pessoal como a maioria dos cantores, pastores e pregadores atuais, mas além dele (@htannure) ela criou há um tempo esse perfil para postar "um pouquinho de decoração, moda, soluções criativas, saúde, beleza e outros frufrus, para inspirar quem gosta de ser mulher." Tem mais #feminicedodia que isso, gente? Tem não!

E muitas amam, já são mais de 75 mil seguidores e de fato são dicas ótimas para casa, penteados, maquiagem, look do dia, cortes de cabelo, muita feminice mesmo! A cara da Helena!

Olha que dica mais Pinterest, gente! Em agosto tenho um casamento para ir 
e farei esse penteado! Fácil e LINDO!

IV) Paola Santana (@paaolasantanaa)

Assim como a Larissa, a Paola é instablogger cristã de moda! Tem 27 anos, é casada, mãe e é de Campinas/SP.

Paola Santana (reprodução)

A maioria das postagens no Insta também são de look do dia, dicas de looks, indicações de lojas e também já me influenciou muito nas escolhas das peças. A verdade é que, mesmo que nós não formos comprar todos os looks que elas postam, elas servem como referência, tiro prints de várias produções e sempre me inspiram. Também inspiram muitas outras pessoas: são mais de 97 mil seguidores lá no Insta! 

 Saia midi

A Paola tem blog - YAY! - e Snap: PaaolaSantanaa

V) Cassiane Valadão (@cassi_valadao)

 André e Cassi! Eu AMO essas fotos de elevador, e vocês? 

Ela possui um perfil fechado para amigas e familiares, mas a melhor coisa que ela fez foi criar um perfil para dividir conosco seu ministério: mulher de Deus, esposa e mãe #DoLar, como ela mesma se intitula! São muitos os ensinos que ela nos dá sem nem perceber. Certamente tem influenciado de forma muito positiva os mais de 197 mil seguidores no Insta!

 Família linda! 
 Cassi e o caçula Vitorio

E se você acha que ela passa o dia sem fazer nada, engana-se: a rotina dela é intensa! Ela malha, cuida dos dois filhos, do marido, da casa, leva-os para a escola, vai ao salão de beleza, aos Cultos Fé em que o maridão @andrevaladao prega semanalmente, tem seus momentos de devocionais e oração, vai aos eventos em que ele ministra em outras cidades, visita a família e a mãe em Londrina, sua terra natal, e com tudo isso e muito mais nos mostra que fazer a vontade de Deus é bom demais!

Suco verde da Cassi! Eu AMO!

Todos pediam para ela criar um blog, mas o Insta fez as vezes de blog e ela, além de compartilhar sobre sua vida, dá dicas de produtos para cabelo, receitas culinárias - amei o suco verde! -, como fazer as compras de mercado, como organizar a casa, até o plano de leitura bíblica! Ela também se posiciona e opina com seus valores cristãos e políticos (...foi por ataques lá no Insta de pessoas intolerantes e com posicionamentos políticos e religiosos contrários que essa a conta dela segue privada, mas se você não for um fake ela certamente te aceitará por lá...).

Ela é muito divertida! Cassi, quero te dar um abraço em breve! kkk Que exemplo de vida!
E tem Snap: cassivaladao

Gostaram? Quem mais vocês seguem e me indicariam?
Sigam o @rascunhosdehoje e me indiquem por lá!

Um beijo,
Duda.

PS.: Como esse post teve o intuito de falar para o público feminino quais as instabloggers cristãs mais legais da atualidade, obviamente na minha opinião, eu não citei pastoras, cantoras e outras personalidades que já conhecemos que nos influenciam com livros, canções, pregações e com a vida: @anapaulavaladao, @alinebarros, @eudanielaaraujo, @thaisefranco, @marcelataisoficial, @lualone, @itsbrittnicole, @karijobe, @brookefraser e tantas outras poderiam ter sido citadas por aqui.. Quem sabe teremos um outro post só sobre elas? :)

As TAGS do blog

Oi gente!

Sei que tenho leitores desde o início do blog, em 2011, mas o número de acessos é cada vez maior! E lembrar que alguns diziam que blog estava fora de moda...

Enfim, para quem não sabe, o blog tem 8 tags de maior acesso. Tudo que escrevo marco nas tags relacionadas, como texto ou textos, bíblia, novidades, etc. Mas essas 8 tags são as mais recorrentes aqui, viraram quase quadros do blog. São elas:


Tenho algumas entrevistas com artistas, cantores e pastores espalhadas pelo YouTube e Vimeo, mas pretendo fazer novas coisas específicas para o canal do blog!


Eu amo essa tag! Eu nem sabia que gostava tanto de escrever crônicas! Em breve novidades...


Essa tag foi tão comentada e acessada que virou Instagram com dicas de moda, beleza, achadinhos... Segue lá! @feminicedodiia 


Eu não sou uma pessoa que já assistiu milhares de filmes cristãos, mas sempre comento por aqui os lançamentos e alguns que já vi ou que ainda quero ver!


Diferente das indicações dos filmes, eu ouço todos os CD's ou vejo os DVD's antes de indicar por aqui! Amo música e amo conhecer novos cantores, estilos musicais ou novos projetos!  


Essa é uma tag em que já tenho alguns posts por aqui, porém não linkados na 'tag'. Explico: há alguns textos sobre viagens, evangelismo e outros projetos, mas a tag com esse nome exato ainda não foi adicionada por aqui. Em breve reunirei todos esses textos e os novos na 'tag'...


A ideia do próximo tema é fazer com que você, leitor, escolha dentre alguns textos disponíveis... Mas a verdade é que eu sempre acabo publicando todos em outra oportunidade (ou não!).  


Essa é a melhor tag que o blog já teve! Eu sempre quis falar com alguém sobre os livros cristãos que já li e nunca pensei em criar uma tag, MAS POR QUE?? Achei que demorou a 'nascer', mas já tenho amado mais que as outras!

Essas imagens foram feitas para o Instagram do blog, mas ainda não postei por lá!
Já segue? É @rascunhosdehoje !



Um beijo,
Duda.

5 anos do blog Rascunhos de Hoje!

PARABÉNS PRA VOCÊ,
NESSA DATA QUERIDA,
COM JESUS AO SEU LADO
ETERNIDADE DE VIDAAAAA!!!!!

Quem me dissesse lááá atrás em 11/07/2011 que este blog faria 5 anos eu desencorajaria na hora! Juro!

Já contei aqui quais foram os motivos que me fizeram ter um espaço em que eu pudesse blogar com regularidade, com liberdade, abordando temas que eu achasse relevante, como quem rascunha mesmo. Um breve resumo: tenho posts espalhado por vários blogs e sites cristãos, entrevistas e vídeos com artistas gospel,  cantores e pastores pelo YouTube e Vimeo, desde 2009. Mas eu não tinha um espaço para postar os textos que eu escrevia sem ser os temas escolhidos pelos editores dos sites, por exemplo. Então nasceu o Rascunhos de Hoje, já que eu escrevo algo quase todo dia!


Fizemos 5 anos muito rapidamente! Uau! E temos muitos projetos ainda nascendo por aqui. Espero estar com vocês nos próximos anos edificando com os textos, informando através das tags, conversando através das redes sociais do blog, presenteando através das parcerias e inspirando-os através dos vídeos e vlogs.

Cinco beijos,
Duda.

Segunda, quarta e sexta!

Oi gente!

Não sei se todos leram, coloquei o aviso na caixa aqui do lado direito, mas agora o blog tem dia para posts novos: toda segunda, quarta e sexta! Não significa que os outros dias ficarão sem posts, mas certamente nesses três dias algo novo será postado!

Obrigada a você que acessa sempre e acompanha o blog. Muito obrigada!

Um beijo,
Duda.

O que há por trás dos holofotes?

Oi gente,

Eu já queria escrever esse texto antes das últimas notícias envolvendo a Bianca Toledo. E quem não está entendendo nada, clique aqui porque ela mesma explicou em sua página no Facebook.

O que me levou a pensar nesse tema foram os ataques em redes sociais sofridos por cristãos recentemente.

Que cristãos seriam atacados isso não temos dúvidas e nem é novidade para quem conhece a Palavra. Inclusive o próprio Jesus, em um de seus sermões mais conhecidos, encoraja os perseguidos por causa do evangelho (Mt 5). E ainda hoje nos nossos dias há ataques reais, acarretando prisões, sequestros, tortura e morte aos nossos irmãos em países onde o evangelho é taxativamente proibido.

O que me deixa estarrecida são CRISTÃOS atacando CRISTÃOS. 

 Imagem forte! Do Instagram da @thaisefranco

Esse movimento começou há alguns anos todas as vezes em que o Pr. Silas Malafaia e outros mais expansivos se pronunciavam se posicionando sobre qualquer coisa na internet. Aliás, internet essa que distorce tudo. As pessoas, muitas delas cristãs, de uma pregação de quase duas horas tiram 30 segundos, jogam no WhatsApp, viralizam no YouTube e criticam conforme a leitura que fizeram daquele pastor, pastora, missionário, cantor. Interessante citar que, geralmente, os pontos criticados pelos cristãos na internet sobre essas pessoas é exatamente o que leva os fiéis a encher os templos. Claro, é a fome e sede pela Palavra de Deus quem as leva, mas a forma como ela é exposta aos fiéis acaba 'fidelizando' determinado grupo de pessoas àquele homem/mulher de Deus seja pela linguagem, pelo testemunho, estilo ou até forma de vestir do pregador. Tem sim aquele viés de se ver naquela pessoa. Elas nos inspiram! Explico: o jeito 'cheio de graça' com que o Pastor Cláudio Duarte prega é o que leva as pessoas, casais em maioria, aos seus eventos, mas eu já vi diversos comentários de cristãos criticando. Os jovens preferem a linguagem do louco (por Jesus) Pastor Lucinho! As mulheres se encontraram nas pregações bem humoradas e confrontadoras da Pastora Helena Tannure, ou do Mulheres Diante do Trono com Ana Paula Valadão. 

Cheguei onde queria. 

Foram os ataques à esta última que me fizeram parar pra pensar. Quando a 'diva' de muitos se posicionou muito claramente contra as práticas homossexuais, os próprios 'cristãos' tacaram pedras. Oi? Eu lia alguns comentários e ficava imaginando quais mandamentos tais pessoas têm seguido. Os de Deus não é. Esperavam que a 'diva' fosse confundir amar ao próximo com amar o pecado? Desde então ela não usa mais diretamente as redes sociais, apenas através da Comunicação do Diante do Trono, e eu no lugar dela teria feito o mesmo. Paulo confrontou pessoas e costumes, Pedro confrontou pessoas, o próprio Jesus confrontou usos, costumes e atitudes de pessoas, sejam elas políticas, religiosas, funcionários públicos ou homens comuns. Já nós, cristãos, temos liberdade no Brasil sim, mas para assistir tudo passivamente, não é mesmo? Porque, de acordo com eles, caso você se posicione, está julgando. E julgar só Deus pode. Será que qualquer tipo de posicionamento nosso é julgamento? Será que nós, cristãos, podemos cantar, dançar, pregar, jejuar e orar 'apenas'? Condenar práticas que vão de encontro à Palavra de Deus não podemos? Questionar a fonte real de quem diz ser 'de Deus' quando na verdade não é, não podemos?

Caluniar, aí sim, não podemos. Mentir sobre o caráter de outro apenas com boatos, não podemos. Fofocar, não podemos. Ignorar a verdade dos fatos por achismos ou porque 'a maioria tá pensando assim', realmente não convém, não é o que Jesus faria. Ele conhecia tudo em sua totalidade, nós não. E mesmo conhecendo tudo em sua totalidade ela nunca apontou dedos, nem nunca tacou pedras em ninguém. Precisamos aprender mais sobre como exortar em amor, não sendo juízes de ninguém sem também estarmos silentes. Saiba também que tudo isso que não podemos nem nos convém fazer é o que o mundo já faz. 

Tudo em nós deve estar alinhado com a Palavra, especialmente se o 'nós' for um grupo de pessoas que levanta uma bandeira cristã, que leva o nome de Cristo no que faz: o mínimo que se espera é que não viva mergulhado no pecado; o mínimo que se espera é um real compromisso com Cristo. Ah, então quer dizer que se eu digo que sou cristã e que sou bem crente eu não peco? Peca sim. Todos pecamos. Todos somos falhos. Todos erramos. Todos os dias. Quem está de pé cuide para que não caia (I Cor 10:12). Só que não gostamos de pecar.

O que está por trás dos holofotes deve ser um temor a Deus latente, e um real compromisso com o Senhor, com Seus mandamentos, com as disciplinas espirituais que nos aproximam d'Ele, NÃO SÓ com você que lê meu blog, nem da Ana comigo que compro o CD, nem da Helena com você que pagou para entrar em um evento no qual ela vai pregar. ÓBVIO que devemos ter compromisso com as coisas que fazemos, especialmente no nome d'Ele, MAS não é esse o alvo. 

O alvo nunca deve ser os meios, a quantidade de likes, o número de CD's vendidos, muito menos agradar a todos. Quando é essa a motivação que está por trás de quem usa o nome de Cristo, certamente Sua Luz e Sua verdade nos revela. Nada fica oculto.

Prossiga para O alvo.

Paz!
Duda.



Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!